Saiba Mais

Sobre a raça Murray Grey

Procedência

O primeiro bezerro Cinzento, como também é conhecida raça Murray Grey, surgiu a partir do cruzamento de um touro Aberdeen Angus com uma vaca White Shorthorn. Os registros e associações internacionais afirmam que os primeiros animais nasceram em 1905, no vale do Rio Murray, na Austrália.

Características

De porte exuberante, a raça se apresenta com pelagem clara, mucosa preta, marmoreio diferenciado e baixo teor de gordura na área subcutânea. Os animais são rústicos, precoces e dóceis. As fêmeas têm facilidade de parto e são ótimas mães. A raça apresenta ótima conversão alimentar nos mais diferentes sistemas de alimentação.

Adaptação

O padrão racial e o biótipo funcional do Murray Grey ajudam a estabelecer e adaptar a raça em diversos países. No Brasil, atualmente, a raça Murray Grey e Greyman já contam com criadores de animais P.O e cruzados em Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, além do Rio Grande do Sul.

O Murray Grey no Brasil

De porte exuberante, a raça se apresenta com pelagem clara, mucosa escurecida, marmoreio diferenciado e baixo teor de gordura na área subcutânea.

Origem

O primeiro registro da presença da raça bovina Murray Grey em território brasileiro aconteceu no Rio Grande do Sul, em 2013, com os primeiros exemplares P.O da raça chegando ao país. A porta de entrada foi o município de Palmeiras das Missões, região das missões, através da iniciativa pioneira do produtor rural, Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, proprietário da Cabanha Guarita.

Cruzamento

Criadores de gado em vários países, e também no Brasil, estão investindo cada vez mais na genética Murray Gray para melhorar a qualidade dos seus rebanhos. As características como docilidade, marmoreio na carne, fertilidade e qualidade da carcaça são transmitidas no cruzamento com várias raças de maneira efetiva. Destaque para o cruzamento industrial com o Nelore ou Angus.

Mercado

Murray Gray é atualmente a raça mais importante da Austrália. Devido as características de sua carne, apresenta uma grande aceitação no mercado. No Brasil, embora ainda recente, as carnes e a genética de origem australiana já despertam o interesse de produtores e consumidores.

Notícias

Institucional

Quem Somos

A Associação Brasileira de Murray Grey e Greyman (ABMGG) nasceu em setembro de 2019, em Palmeiras das Missões, fruto da visão empreendedora e visionária de pecuaristas do Pampa do Rio Grande do Sul.