Feira agropecuária fomenta o campo

Possibilidades de vendas, de crescimento e fomento do negócio, além da troca de conhecimento, são oportunidades oferecidas durante as feiras

Foi por intermédio de uma feira que a raça Murray Grey se estabeleceu no Rio Grande do Sul e se espalhou pelo Brasil mais rapidamente.

Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, presidente da ABMGG, visitava a Feira Expo Rural em Palermo, vitrine da genética bovina argentina, quando conheceu o gado importado da Austrália.  Em contato com os proprietários do animal exposto, o produtor tomou conhecimento das características da raça e do objetivo de melhoramento para a pecuária de corte na Região Norte da Argentina.

Ao observar a pelagem clara e a mucosa escura, e após algumas pesquisas, Ardenghy optou por avaliar o animal a campo. Esta foi mais uma oportunidade para comprovar a docilidade do gado em meio à mangueira, a facilidade de adaptação da raça a ambientes diversos e o desenvolvimento genético, entre outras qualidades. Com isso, o produtor iniciou a negociação de três vacas, um touro e mais um sêmen, todos puros de origem (PO), para trazer para a sua propriedade, no município gaúcho de Palmeiras das Missões.

No Brasil, as oportunidades também trazem experiências enriquecedoras para o agronegócio. As tradicionais feiras agropecuárias que ocorrem em vários estados brasileiros têm importância destacada para o desenvolvimento do campo.

Elas servem para divulgar pesquisas, transferências tecnológicas e facilitar o acesso a créditos, além de alavancarem acordos de negócios e debates de temas cruciais, como a regularização fundiária. A exposição do trabalho do homem do campo, além dos seus resultados para cada economia, também são bem recebidos nas edições.

Palestras, seminários, balcões de negócios e cursos, que costumam atrair produtores e profissionais do setor. Já os shows culturais fazem a conexão entre os diversos públicos que circulam pelos espaços.

A exemplo do que aconteceu na Argentina, as feiras brasileiras ajudam na promoção de criadores de animais, máquinas e equipamentos, além de proporcionar a concretização de negócios e financiamentos, servir de vitrines tecnológicas e espaço empresarial. Também são ótimas oportunidades de reunir produtores rurais de alimentos e animais de vários tipos e regiões, o que ajuda os governantes na formulação de políticas públicas para o agronegócio. O resultado são setores mais fortes e bem representados no mercado.

Outro benefício importante é que as feiras permitem que o cidadão urbano conheça melhor o trabalho dos produtores rurais, já que reúnem os setores da agropecuária, indústria, comércio, gastronomia, animais, máquinas e equipamentos em um só lugar.

Elaine Barcellos de Araújo

Texto: AgroUrbano Comunicação

Fone/Whats: (51) 99165 0244

www.agrourbano.com.br

www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao

Instagram: @agrourbano_comunicacao


No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.