Quem Somos

Associação Brasileira de Murray Grey

A Associação Brasileira de Murray Grey e Greyman (ABMGG) nasceu em setembro de 2019, em Palmeiras das Missões, fruto da visão empreendedora e visionária de pecuaristas da região das missões no Rio Grande do Sul.

 

A exemplo das entidades australiana e argentina, a ABMGG foi criada para reunir criadores, em todo país, e estimular o desenvolvimento da raça no Brasil. Além disso, também temos como missão oportunizar a troca de informações, conhecimentos e práticas com criadores de países do Mercosul, EUA, Canadá, Austrália, entre outros.

 

Com foco na produção de rebanhos, a entidade visa fomentar o mercado nacional, oportunizando o desenvolvimento genético do gado, que apresenta resultados excelentes no campo e em exibições. Para alcançar o melhoramento do animal brasileiro e estabelecê-lo no país, os associados buscam equilíbrio nas características da raça, que apontam favoravelmente para a fertilidade extrema, facilidade de entrega real, desenvolvimento adequado e qualidade de carcaça.

Murray Grey no Brasil

O primeiro registro da presença da raça bovina Murray Grey em território brasileiro aconteceu em Goiás, no ano de 2002. No entanto, foi mais tarde, a partir de 2008, que os primeiros exemplares P.O da raça chegaram ao país. A porta de entrada foi o município de Palmeiras das Missões, no Pampa do Rio Grande do Sul.

 

Para estabelecer a produção de uma raça de forma sustentável em uma nova região foram necessários bons parceiros e um pool genético variado. Foi assim que os pecuaristas gaúchos das Cabanhas Guarita (Palmeiras das Missões), Rincon Del Sarandy (Uruguaiana) e Missioneira se uniram para fixar de vez, a presença da raça Murray Grey no território brasileiro, iniciando um novo rebanho da casta no Rio Grande do Sul. Nestas propriedades são desenvolvidos animais de raça pura, importados, com transferência de embriões.

 

Atualmente, a raça Murray Grey e Greyman já contam com criadores de animais P.O e cruzados em Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, além do Rio Grande do Sul.

Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho
Presidente