Raça australiana Murray Grey cresce em Rondônia

Raça australiana Murray Grey cresce em Rondônia

Aproximadamente 8 anos após desembarcar no Brasil, a raça bovina Murray Grey, formada na Austrália, começa a ganhar espaço nos campos e no mercado de genética e carnes nobres no país. Nas fazendas de Rondônia, a raça encontrou uma região propicia para seu pleno desenvolvimento.

O introdutor de mais uma opção para a produção de carne no estado foi o pecuarista e zootecnista, Carlos Henrique Andrade De Carli, que tem sua propriedade no município de Cabixi, localizada no Sul do estado. A região tem na produção pecuária e de grãos as principais atividades econômicas. Ele conta que as primeiras tentativas de trazer a raça para Rondônia começaram há seis anos, com a chegada dos primeiros sêmens de Murray Grey vindas do sul do país. “Nós procurávamos uma raça que fosse ao mesmo tempo produtiva e compatível com as condições de produção a campo da nossa região. E foi quando conhecemos o pecuarista gaúcho Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, que nos apresentou a raça e nos enviou do Rio Grande do Sul os primeiros sêmens da raça Murray Grey”, conta De Carli.

Adaptação e Desempenho
O pecuarista de 37 anos, lembra que os primeiros sêmens de Murray Grey que chegaram a Rondônia foram inseminados em vacas Brahman. “Os primeiros sêmens que chegaram a gente cruzou com vacas Brahman P.O, onde fizemos os animais meio sangue, que chamamos de Greyman (50% taurino e 50% zebuíno). E agora para 2020 irão nascer os animais 3/4, que serão registrados pela ABMGG, onde os machos serão comercializados como touros para cobrirem a campo os grandes plantéis de fêmeas nelores de Rondônia”.

Já as fêmeas ¾, segundo De Carli, irão servir de base genética para dar continuidade ao projeto, que conta com a parceria do zootecnista e pecuarista Carlos Henrique Andrade de Carli (RO), Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho (RS), pioneiro na raça e Vinícius Paiva da Silva, zootecnista renomado do Rio Grande do Sul, que atualmente reside em Rondônia, além do criador e médico veterinário, Wilian Boni, que também reside Rondônia.
De Carli destaca que as características da raça, como a pelagem, por exemplo, revelam animais rústicos e muito resistentes às altas temperaturas da região de Rondônia. “É uma das melhores raças que já trabalhei. Aqui no estado, a raça se adaptou perfeitamente ao nosso clima quente, principalmente devido ao pelo claro e a mucosa escura. Além disso, oferece uma carne com o nível ideal de gordura subcutânea e excelente marmoreio”.

Qualidade da carne conquista o mercado
A capacidade de produzir carne marmorizada, sem excesso subcutâneo ou intermuscular de gordura, vem tornando conhecida a raça Murray Grey no crescente mercado de carnes nobres do país. No estado de Rondônia, já é possível encontrar a carne de origem australiana nas chamadas “butiques de carne”.
“A introdução da genética Murray Grey melhorou ainda mais a qualidade da nossa carne. Já recebemos bonificação por carcaça de vários frigoríficos da região, devido a ideal cobertura de gordura subcutânea e marmoreio. Aqui em Rondônia, o consumidor já encontra a carne Murray Grey em várias butiques de carne”, destaca De Carli.


A origem
O Murray Grey surgiu a partir do cruzamento de um touro Aberdeen Angus com uma vaca White Shorthorn. Os primeiros animais nasceram em 1905, no vale do Rio Murray, na Austrália.
De porte exuberante, a raça se apresenta com pelagem clara, mucosa preta, marmoreio diferenciado e baixo teor de gordura na área subcutânea. Os animais são rústicos, precoces e dóceis. As fêmeas têm facilidade de parto e são ótimas mães. A raça apresenta ótima conversão alimentar nos mais diferentes sistemas de alimentação.
O padrão racial e o biótipo funcional do Murray Grey ajudam a estabelecer e adaptar a raça em diversos países. No Brasil, atualmente, a raça Murray Grey e Greyman já contam com criadores de animais P.O e cruzados em Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, além do Rio Grande do Sul.

Chegada ao Brasil
O primeiro registro da presença da raça bovina Murray Grey em território brasileiro aconteceu em Goiás, no ano de 2002. No entanto, foi mais tarde, a partir de 2008, que os primeiros exemplares P.O da raça chegaram ao país. A porta de entrada foi o município de Palmeiras das Missões, região das missões, através da iniciativa pioneira do produtor rural, Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, proprietário da Cabanha Guarita.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.