Murray Grey

Porte exuberante, pelagem clara e mucosa escurecida são algumas das características da raça

O primeiro bezerro “Cinzento”, como também é conhecida a raça Murray Grey, nasceu do cruzamento de um touro Aberdeen Angus com uma vaca White Shorthorn, em 1905, no vale do rio Murray, no sudeste da Austrália, conforme atestam registros de associações internacionais.

 

De porte exuberante e 100% mocho, a raça apresenta características como docilidade, facilidade de manejo, rusticidade, pelagem clara, mucosa escura, marmoreio diferenciado e baixo teor de gordura subcutânea, os bovinos da raça logo foram introduzidos com sucesso na Nova Zelândia, nos Estados Unidos e no Canadá, chegando também a países da Europa, Ásia e ao Brasil.

 

A carne Murray Grey vem crescendo em mercados exigentes como Japão e Coreia do Sul, que também têm importado animais vivos para seus criatórios, resultado do destaque do cruzamento industrial com a raça.

Tamanho Moderado

Um touro adulto atinge, em média,  700 kg e as vacas, 470 k . Seu peso médio indica compatibilidade com as possibilidades de alimentos disponíveis no campo.

Virtude

As vacas são ótimas reprodutoras apresentando um bom aleitamento. Alcançam alta porcentagem de desmama e bezerros mais pesados.

Qualidade

Produzem carne macia com baixo teor de gordura intramuscular, marmoreio adequado e 55% de aproveitamento da carcaça.

Tenacidade

O desempenho é excelente tanto em sistemas pastoris, quanto em confinamentos, resultando em carcaças de alto rendimento.

Costelas

Possui ossos refinados e grande profundidade de costelas, adequados para comer em pastagens de baixa qualidade, por seu grande espaço ruminal.

Terminação

São precoces atingindo facilmente o peso adequado e condições de gordura adequada para o abate.